Os fogos de artifícios tornam a época de final de ano ainda mais bela e memorável, concorda? O Réveillon é o principal evento onde os fogos são utilizados, fazendo com que toda a virada tenha um show à parte nos céus. O problema disso é que o ruído que eles geram pode assustar e estressar animais de estimação. Existem diversos relatos de situações em que animais chegam até a morrer por conta do susto com a constante queima de fogos de artifício nessa época do ano.

Levando isso em consideração, uma cidade italiana, Collecchio, na província de Parma, criou uma solução bem simples e efetiva para esse problema: Introduzir uma legislação uma lei onde apenas fogos de artifícios silenciosos serão aprovados durante as festas de final de ano.

Normalmente, donos de animais ficam longe dos fogos de artifício, principalmente os de cães, já que eles são propensos à fobia sonora. A nova lei em Collecchio se esforça para reduzir o estresse dos fogos de artifício nos animais de estimação e também na vida selvagem local.
A empresa italiana de fogos de artifício, Setti Fireworks, é especializada na fabricação de fogos de artifício silenciosos personalizados e, embora possam não ter os sons explosivos que tradicionalmente esperamos dos fogos de artifício, eles mantêm todas as cores impressionantes e exibições visuais impressionantes que iluminam o céu.

Todos sabemos que os cães podem entrar em pânico e muitas vezes até fugir assustados com o barulho dos fogos de artifício ou trovões, porém o que muitos não sabem é que, muitas vezes, essa reação também é constante em pássaros e animais selvagens, podendo ter consequências graves e até fatais. Na véspera do ano novo de 2010, por exemplo, cerca de 5.000 Melro de Asas Vermelhas caíram mortos no céu de Beebe, Arkansas. Nessa situação, os fogos de artifício foram responsabilizados, já que resultados de laboratório revelaram “traumas físicos agudos” em amostras dos passaros mortos.

Além dos animais, seres humanos também se beneficiam de fogos de artifício silenciosos, já que crianças e idosos muitas vezes podem se sentir muito incomodados com o efeito sonoro dos mesmos.
Nesta base, fogos de artifício silenciosos parecem ser o caminho a seguir, e Collecchio é a cidade que lidera o caminho pelo exemplo.

Via Curiosidades da Terra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here