Na escola ou até mesmo no dia a dia, todos nós vivemos dentro de uma bolha de conhecimento onde as mesmas informações são repassadas de boca em boca. A verdade é que, muitas vezes, o mundo acaba escondendo, mesmo que involuntariamente, fatos incríveis sobre o nosso planeta.

Você sabia, por exemplo, que é possível se encontrar em 4 lugares diferentes ao mesmo tempo, ou até mesmo jogar futebol em diferentes hemisférios da terra? Separamos alguns fatos super interessantes que nunca te ensinaram na escola!

14. O Everest não é o pico mais alto do mundo

De fato, o vulcão Chimborazo é um pouco maior que o Everest se medirmos a altura da montanha a partir do centro da terra. O Everest ganha em altura apenas se levarmos em consideração o nível do mar.

13. Times de futebol podem jogar uns contra os outros em diferentes hemisférios

O estádio Milton Correa (Zerão), que é localizado em Macapá, fica exatamente em cima da linha do Equador, o que faz com que os times se enfrentem em hemisférios diferentes

12. Ponto Nemo

No Oceano Pacífico existe um ponto o qual é o mais distante de qualquer pedaço de terra. O terreno mais próximo à esse ponto está localizado a 2680km de distância. Só para termos ideia, o ponto é tão distante da terra que em certos momentos, os seres humanos mais próximos são, muitas vezes, os astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional.

11. Você pode estar em quatro estados ao mesmo tempo

Four Corners é uma região onde fazem fronteiras os estados do Arizona, Utah, Colorado e Novo México! Portanto, é possível tocar os quatro estados ao mesmo tempo!

10. As geleiras armazenam a maior parte da água potável da Terra

Cerca de 10% da área terrestre do Planeta Terra é coberto de gelo. Esses 10% armazenam cerca de 75% da água doce do mundo. Se considerarmos apenas a água doce não congelada, parece que o Lago Baikal, localizado na Rússia, contém cerca de 20% da água doce do mundo.

9. A cerca “Dingo”, na Austrália, é maior do que a fronteira entre China e Rússia

Na década de 1880, as fazendas decidiram construir uma cerca que protegesse os rebanhos de ovelhas dos dingos. Esta cerca tem 5600km de comprimento. Esta cerca é maior do que a fronteira gigantesca entre a China e a Rússia.

8. O Maior deserto do mundo está localizado na Arntártida

Um deserto nem sempre é sobre clima quente e areia. De fato, é uma região seca, onde quase não há água, chuva, neve, árvores ou plantas. Assim, as regiões frias também podem ser consideradas desertos. Assim, o deserto antártico é o maior deserto do mundo.

7. A Ilha dos Faisões muda de país a cada seis meses

A ilha está localizado no rio Bidassoa (Espanha e França). A cada 6 meses do ano está sob domínio espanhol – e nos 6 meses seguintes está sob domínio francês. A ilha é fechada ao público e não possui nenhum habitante.

6. O Mar Morto fica abaixo do nível do mar

Os níveis do Mar Morto caem em aproximadamente um metro por ano. Atualmente, ele já está a cerca de 420 metros abaixo do nível do mar.

5. No Canadá, há uma ilha em um lago em uma ilha em um lado em uma ilha

Não, o teclado não travou. O título pode te confundir, mas essa ilha existe de fato. A Victoria Island é uma grande ilha no arquipélago ártico canadense. A propósito, provavelmente nunca teve um visitante humano.

4. As cavernas Er Wang Dong e Hang Son Doong são tão grandes que possuem seu próprio clima

A caverna Er Wang Dong está localizada na China. Seu comprimento atual é de 42km. É tão grande que tem seu próprio clima e plantas.

Hang Son Doong está localizada no Vietnã. Sua profundidade é de cerca de 152 metros. Há um rio dentro que inunda algumas áreas durante as chuvas. Há também plantas e árvores dentro.

3. Dunas de areia com 7 colocações distintas nas Maurícias

Essas areias se instalam espontaneamente em diferentes camadas. Se você pegar um punhado e misturá-lo em suas mãos, as areias se separarão por suas cores.

2. Mesmo tão próximas, essas ilhas possuem 21 horas de diferença eu seus fusos horários

Essas ilhas ficam localizadas no meio do Estreito de Bering, sendo que a ilha Ratmanov pertence à Rússia, e a Krusenstern aos EUA. Apesar de no inverno você conseguir até mesmo ir a pé de uma ilha para outra, por conta do congelamento das águas, as ilhas possuem 21 horas de diferença no fuso horário. Como ficam separadas pela Linha Internacional de Datas, quando é sábado às 6h da manhã na ilha estadunidense, já são 9h da manhã de domingo na ilha russa.

1. Buracos surpreendentes feitos pelo ser humano

Este é o ‘Monticello Dam’, localizado no lago Berryessa, na Califórnia. Ele foi construído entre 1953 e 1957 para drenar o excesso de água durante determinadas épocas.

Os cientistas supõem que este buraco abaixo, na Guatemala, foi provavelmente criado por humanos, não pela natureza. Especialistas dizem que o buraco pode ter sido formado durante o furacão Agatha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here