ID Jovem: Jovens de baixa renda podem viajar de graça pelo Brasil

0
147
Jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos podem viajar de graça pelo Brasil - Foto: Divulgação ID Jovem | Bigstock

Você sabia que os jovens que possuem renda familiar de até dois salários mínimos podem viajar de graça em ônibus e trens interestaduais?! A Identidade Jovem, popularmente conhecida como ID JOVEM, é um programa do governo voltado para os jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos, para que os mesmos tenham direito a vagas gratuitas ou com descontos em ônibus e trens interestaduais.

Previsto no Estatuto da Juventude e fruto da intensa luta dos movimentos estudantis, a gratuidade é regulamentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e garante que serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo ou comboio ferroviário de serviço convencional, e mais duas vagas com pelo menos 50% de desconto após o preenchimento das gratuitas.

Mais de 18 milhões de jovens podem se beneficiar e, para isso, é preciso ser inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo) e emitir o documento “Identidade Jovem” na Secretaria Nacional de Juventude, o que comprova que o portador é um jovem de baixa renda.

Jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos podem viajar de graça pelo Brasil - Foto: Divulgação ID Jovem
Jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos podem viajar de graça pelo Brasil – Foto: Divulgação ID Jovem

Como conseguir o benefício?

Para conseguir o benefício do ID Jovem é necessário atender os pré-requisitos de idade, renda e cadastro no CadÚnico. Além disso, é preciso ter o Número de Identificação Social, o NIS. O cadastro pode ser feito pela internet ou até mesmo pelo aplicativo do governo.

Pela internet


É só acessar o site da ID Jovem, preencher todos os campos com as informações solicitadas e gerar o cartão. Ao utilizar, basta imprimir a imagem do cartão e apresentar junto com um documento oficial com foto na hora da compra do bilhete ou entrada do ônibus.

Pelo aplicativo

Disponível para iOs, Android e Windows Phone, o app do ID Jovem pede para que o usuário preencha os dados solicitados, gerando então um cartão virtual. Para utiliza-lo, basta mostrar a tela do celular na hora da compra do bilhete ou entrada do ônibus.

Como usar a ID Jovem

Para utilizar o benefício do ID Jovem é preciso solicitar a “compra” do bilhete com pelo menos 3h de antecedência em relação ao horário de partida do transporte desejado. Vale mencionar que o desconto é válido apenas para o valor da passagem, portanto a taxa de embarque, pedágios e outras despesas serão cobradas a parte.

Não é possível fazer a compra do bilhete pela internet, portanto a compra deve ser feita diretamente no guichê da empresa do transporte desejado

A Identidade Jovem também garante meia entrada em eventos culturais e esportivos. Vale lembrar que é necessário a apresentação de um documento com foto para valida-la.

Você já usou o benefício?! O que achou?! Compartilhe sua experiência com a gente!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here